Achar bons clientes/alunos não é uma tarefa muito simples. Mas Eles estão aí! Então você deve estar se perguntando, mas onde realmente eles estão? Como faço para encontrá-los? O que estou fazendo de errado que não consigo encontrar novos clientes para o meu negócio?
Antes de iniciarmos e realmente entrarmos em alguns passos para você encontrar novos públicos e conseguir alcançar novas pessoas, uma das tarefas que considero mais importante é o que diz respeito ao seu relacionamento com os alunos que já possui. Um dos melhores públicos que você vai encontrar quando começar a trabalhar com aulas particulares são as indicações dos seus alunos. Hoje eu já não dou mais aulas particulares, pois tenho alguns projetos, como: o AP aqui na internet e um outro que me consome muito, que é a implantação do bilinguismo em uma escola aqui da minha cidade com o material que eu mesma criei, acredito que é só o começo de grandes coisas que Deus tem pra fazer em minha vida, mas quando dava aulas particulares de inglês, praticamente todos os dias, tirando domingo, eu sempre pedia indicações para meus clientes, todos que começavam a fazer aulas comigo eu automaticamente pedia indicações, enfim, isso era tão peculiar no meu trabalho que a minha agenda por vários anos vivia lotada, sendo difícil encontrar brecha para um novo aluno. Então se você já começou e já atua e já tem alunos, desenvolva o hábito de pedir indicações para esses alunos.
Agora sim, vamos entrar na parte boa, e, aqui não interessa se você já trabalha ou se apenas aspira trabalhar como professor particular, pois essas dicas servem tanto para quem já está há algum tempo atuando, quanto para você que está começando agora. Então sem mais arestas para tratar vamos para os reais pontos de como definir e alcançar públicos para o seu negócio.
Pessoal o processo de encontrar públicos é praticamente você criar um personagem, uma pessoa, na qual será seu expectador e você o interlocutor e fazer testes de alcance a esse público. Praticamente quando você vai tentar encontrar novos públicos você tem que estar ciente que é um processo que tem que estar descrito, detalhado e testado para saber ao longo do tempo qual o melhor público se envolve com o seu serviço, com as suas publicações, com os seus anúncios, enfim, nessa fase inicial anote tudo para que você melhore a sua forma de atuação a cada dia que passar e invista o mínimo possível.
Então praticamente você realmente vai criar uma avatar, um personagem, uma pessoa para que você seja capaz de criar uma comunicação com esta pessoa. No seu processo de produção de conteúdo, propaganda, comunicação com o seu cliente, você deve criar esse avatar para tentar ao máximo encontrar uma linguagem prévia para se comunicar com esse público definido por você e dessa forma ele seja alcançado. Dito isto vamos para o nosso primeiro alvo na definição do seu avatar (personagem, pessoa) que vai receber seus conteúdos e anúncios.
1° Passo (Delimite qual a classe social você quer alcançar)
Se é classe A, B ou C. Você parte sempre desse ponto, qual classe social desejo alcançar? E aqui não tem nada haver com preconceito, mas sim com linguagens de alcance. Você pode criar avatares para todos essas classes sociais de públicos diferentes e ao longo do tempo ir percebendo qual delas se sente mais atraída pelos seus serviços. É importante também você entender que precisa inicialmente definir isso, pois é indispensável encontrar as formas e linguagens para alcançar essa galera. Este é o círculo maior, uma vez que você determina a classe que você quer trabalhar, você já está um passo de alcançar os seus clientes. Agora não se engane, a classe que você escolhe não determina o seu salário. Não é porque você escolheu a classe A, por exemplo, que você irá ganhar mais de quem escolheu a classe C, por exemplo. Lembre-se que seus ganhos tem mais haver com você, seu trabalho, a sua forma de atuação e o seu jeito de conquistar o cliente do que com o nível social do seu público.
2° Passo (Construa os os dados demográficos do seu avatar)
Qual é o sexo dessa pessoa? Mas é necessário isso mesmo Laís? Sim, você precisa definir com quem você estará falando e outra questão é que esses dois perfis são completamente diferentes em pontos mais específicos que vamos trabalhar mais abaixo, então defina o sexo do seu personagem. Outras coisas a se colocar aqui nesse passo é: Onde mora? Qual a sua idade? Onde trabalha? Tudo isso é importante na construção do seu personagem, pois precisa entender, são adolescentes, são adultos, são jovens, são empregados ou desempregados, enfim, anote tudo.
3° Passo (Necessidades e desejos)
Aqui é um passo rápido, mas que tem que ser bem pensado. Quais são as necessidades dessa pessoa? O que ela precisa? E quais são os seus desejos? O que essa pessoa quer? O que esse personagem que você está construindo tem de necessidades e quais são os seus desejos. Na construção se tiver mais de um não tem problema, enumere todos eles. Com o tempo você verá que em termos de publicações e/ou propaganda, você poderá produzir conteúdos específicos para cada necessidade e desejo dentro desse personagem que você está criando. Sem contar que você poderá usar de linguagens diferentes para públicos com necessidades e desejos diferentes, por isso enumere todas as necessidades e desejos.
4° Passo (Dor)
Os medos do seu personagem lhe darão pistas para que você consiga entender melhor a personalidade do seu público e qual a melhor forma de se comunicar e atrair ele. Alguns que começaram a fazer aulas comigo, assim o fizeram pois tinham medo de perder os seus empregos - nesse caso a empresa exigia que os funcionários tivessem o inglês para poder subir de cargo, ou para conseguir manter a posição em que estavam. Outros tinham o medo de ir para o exterior sozinhos, outros tinham medo de seus filhos não estarem bem preparados para o mercado de trabalho e para a vida, outros medo da ignorância, outros medo de não conseguir passar para a pós graduação. Enfim, defina as dores desses personagens que você está criando, dessa forma você conseguirá entender melhor a personalidade das pessoas que forem se aproximando de você e poderá ter uma linguagem mais próxima daquilo que elas são e estão procurando.
5° Passo (Seja a solução para essa dor)
Qual a solução que você vai oferecer para solucionar o problema, a dor desse cliente seu, desse seu personagem? Aqui não pense em simplesmente em vender aulas particulares, ou simplesmente vender inglês para as pessoas. Não vou me deter muito a esse ponto, pois tenho um texto aonde falo um pouco melhor sobre isso no meu blog, se quiser acessar clique no link a frente e vá até o segundo tópico aonde mencione benefícios versus características: https://laisguerra.blogspot.com/2020/04/por-que-o-seu-aluno-vai-pagar-mais-caro.html. Então ofereça os seus serviços como a cura para a dor desse cliente.
Por fim, assim que definimos quem são esses potenciais clientes que queremos atrair para o nosso negócio, temos duas opções para conseguirmos de fato alcançar essa galera: Sendo, frequentar os mesmos ambientes que eles e aos poucos sermos conhecido por eles (marketing boca a boca) e aqui inclua o sistema de indicações que eu passei para você no início desse texto, porém esse tipo de marketing é um pouco mais demorado. A outra forma é você acessar as redes sociais e interagir através de grupos com seu público alvo e pagar as redes sociais para alcançar os seus prospectos com um marketing visual e uma mensagem persuasiva.
Gostou das dicas? Coloque abaixo nos comentários qual delas você mais gostou, qual delas você já utiliza para os seus negócios e me conte como que está o seu avanço em atrair públicos para seu serviço.
Você quer mais textos como esses que são diretos e explicam bem a parte prática do dia a dia do professor? Se sim, por favor comente abaixo com dicas de produção de texto, me fale o que você gostaria que eu falasse e escrevesse e postasse aqui, quero trabalhar para que você seja positivamente impactado com meu trabalho, professor particular.
Então até o próximo post.
Um minuto! Você ainda não conhece o melhor material para dar aulas particulares ou pequenos grupos de inglês? Com ele você será capaz de fazer quantas impressões quiser, sem se preocupar com cópias indevidas ou uso impróprio de materiais, você inclusive poderá VENDER esse material para os seus alunos! Ficou interessado? Confira preços e samples: laisguerra.com/combo-ap
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