É natural a gente pagar mais caro por aquilo que vale mais. Uma mesma calça pode ter vários preços, depende basicamente da marca, do valor gerado pela empresa e do valor percebido pelo cliente. E como as empresas geram valor em suas marcas? Construindo PERCEPÇÃO. A grande questão não se trata com aquilo que faço, com a marca que tenho, ou até mesmo com o produto, mas em como eu faço o meu público perceber quem sou. Por exemplo, um café na starbucks é bem mais caro que um café na esquina da sua casa, porque? Pois a percepção de valor por aquele produto é outra completamente diferente, uma coisa é tomar um cafezinho na esquina da minha casa, outra coisa é tomar um café na starbucks, quem nunca que atire a primeira pedra, foi a uma starbucks só para tirar uma foto com aquele copinho e aquela logo nas mãos, rsrssrs.
Da mesma forma o serviço, você pode pagar mais caro ou mais barato. Tudo depende do nome, da fama que esse servidor conseguiu agregar em seu serviço, tudo dependente na forma como as pessoas percebem o seu negócio, a sua empresa, o seu serviço e em como você comunica com elas para gerar essa percepção.
Então sim, é possível que o seu cliente pague mais caro para receber o mesmo serviço porque ele é vindo de você, porque você conseguiu agregar valor ao seu serviço. Mas a pergunta que não quer calar: Como agregar valor ao serviço de aulas particulares?
PRIMEIRO: TRABALHE PARA CONSTRUIR VALOR.
Se você soubesse que o que realmente vai fazer você sair de um patamar normal com as aulas particulares e passar a um nível extraordinário é a percepção de valor que você está gerando em tudo o que faz relacionado ao seu serviço. E essa percepção de valor é aquilo que o seu cliente está percebendo em relação ao seu nome ou marca. Mas pense seriamente em começar a construir valor com o seu serviço. Comece isso a partir de hoje. Na minha história de aulas particulares, existem dois momentos, dois átomos. Uma é quando eu era muito nova e comecei a dar aulas para alguns amigos, nesse início eu estava disputando com o professor da "esquina" que cobrava R$ 30,00 a hora/aula, e isso não tem nada de errado, mas quem disputa preço, nunca vai descobrir o real valor do seu próprio serviço e até mesmo de si mesmo. A outra história é quando eu comecei realmente acreditar nas aulas particulares como um negócio sério, então nesse outro momento eu construí tanto valor no meu serviço que aqui eu não disputava mais as pessoas com os outros professores da cidade, aqui nesse momento as pessoas que se disputavam para terem aulas comigo, pois eu aprendi a construir valor com o meu nome e minhas aulas. Isso tudo passou a acontecer a partir do momento que eu criei um material para dar aulas particulares, então eu conseguia desde o primeiro dia entender a real necessidade do meu cliente, qual era o real objetivo dele com o inglês e a oferecer os planos baseado nessa necessidade e na progressão de ensino que teria comigo. Em tudo: cada aula, cada aluno, cada módulo, testemunhos de alunos, o meu trato com eles eu sempre pensava em construir valor, até mesmo nas coisas mais simples, como enviar uma mensagem no whatsapp perguntando a todos os meus alunos como estavam indo com os exercícios semanais, tudo servia como um ato de construção de valor. Nesse momento da minha vida eu ja cobrava em torno de R$ 70,00 a hora/aula e não tinha horário na minha agenda, pois consegui com o tempo construir valor com o meu serviço
SEGUNDO: MENCIONE BENEFÍCIOS E NÃO CARACTERÍSTICAS.
Progredindo na ideia de construir valor, entramos nesse ponto que é muito importante, então fique ligado que acredito que isso vai te ajudar demais. Uma coisa que o professor particular tem que ter em mente ao construir seu negócio de aulas particulares é que ele não vende aulas particulares. Se você ainda disputa por preços, se você ainda tenta vender aulas de inglês, você continua no jogo do preço e ainda não subiu um degrau que é lutar por construir valor. Pare de tentar vender aulas particulares professor particular, venda os benefícios das suas aulas particulares. Falar sobre as características do seu serviço não vai atrair clientes, pois todos estão fazendo isso. Você vende um sonho, o sonho de falar inglês, o sonho de viajar para o exterior sem preocupações, o sonho de ser um profissional mais qualificado para o mercado, o sonho de ganhar mais dinheiro por causa do inglês. Você vende os benefícios do inglês e não o inglês.
TERCEIRO: DESENVOLVA A LINGUAGEM DO SEU NEGÓCIO.
A linguagem é a forma como você vai conseguir em primeira instância gerar a percepção que tanto deseja para o seu cliente do valor do seu serviço. Então foque em ter um linguagem que como disse acima vai muito além que tentar vender aulas de inglês. Você quer acelerar o seu processo de vendas? Quer vender para o máximo de pessoas possível? Então use em suas ofertas e anúncios uma linguagem com palavras tentadoras e convidativas, sempre lembrando na percepção de valor que você quer que o seu cliente perceba em relação ao seu serviço. Por exemplo: <<que tal finalmente realizar o sonho de falar inglês nesse ano de 2020 e com 100% de garantia?>> <<Quer ser fluente no inglês? Então comece a fazer aulas hoje comigo e tenha 50% de desconto na mensalidade do primeiro mês>> <<Cansado de ser desvalorizado em suas entrevistas de emprego? Então faça inglês comigo>>. Enfim meus queridos professores usem e abusem da criatividade e de palavras chamativas e convidativas para conseguir alcançar o maior número de pessoas possível e dessa forma ir construindo a percepção de valor que tanto deseja do seu serviço.
QUARTO: USE MAIS ARGUMENTOS E MENOS ADJETIVOS
Aposte nos argumentos e não nos adjetivos, deixe de lado o excesso de adjetivação. Ex: <<a minha aula é muito boa>> <<a minha aula é muito melhor>>. E passe a usar mais argumentos que trazem mais apelo emocional. Ex: <<com as minhas aulas particulares você poderá alcançar fluência em bem menos tempos que as escolas convencionais>> <<com minhas aulas particulares você vai conseguir o seu sonho de se destacar em sua empresa>> <<com minhas aulas particulares você com certeza poderá realizar o sonho de viajar ao exterior sozinha>>, enfim abuse das argumentações complexas, pense sobre elas o tempo todo e formule frases feitas como as que coloquei acima, isso com certeza vai ajudar muito no processo de agregar valor no seu serviço e também na hora de fazer algum fechamento de vendas com o seu aluno.
QUINTO: RELACIONAMENTO, ISSO O TORNARÁ SINGULAR
Entenda de uma vez por todas: é imprescindível que você crie vínculo com seu cliente. A longo prazo o melhor que você poderá fazer é construir vínculos com todos os alunos que passam por você, por dois grandes motivos, primeiro: isso cria uma estrutura pulsante e mais fácil no fechamento de novos planos para aulas particulares para novos alunos, pois você terá muito nohall e segundo: você torna aquela pessoa um promotor do seu serviço e o melhor marketing é aquele que as pessoas falam de nós mesmos. Pense sempre em criar relacionamentos duradouros com os seus alunos. Eu até hoje, mesmo a distância, pois moro em uma outra cidade, recebo mensagens dos meus alunos para terem aulas comigo pela internet, alguns que já estão avançados, querem somente conversação, enfim, construa relacionamento com todas as pessoas que passarem por sua vida, isso vai fazer sua vida mais colorida, claro, com os relacionamentos vêm os desafios, mas eu nunca, e, isso falo com toda a experiência que tive até hoje (boas e ruins), me arrependi de buscar a ter um relacionamento mais profundo e marcante com as pessoas que passaram pela minha vida como meus alunos.
É isso ai pessoal, por hoje terminamos e finalizamos. Se você quer mais conteúdos como esses, por favor comente embaixo o que tem achado, compartilhe com a galera e nos ajude a crescer ainda mais, a cada dia que passa. Agora, partindo desta mentalidade, estamos aptos agregar valor no nosso serviço, pois não estamos mais só disputando preço com outros professores da cidade, mas estamos completamente em nós mesmos, no nosso negócio e nosso serviço e em como eu posso gerar através de atitudes simples diariamente valor para meus alunos e clientes.
Faça isso e veja o quanto de valor você vai agregar ao seu serviço.
Um minuto! Você ainda não conhece o melhor material para dar aulas particulares ou pequenos grupos de inglês? Com ele você será capaz de fazer quantas impressões quiser, sem se preocupar com cópias indevidas ou uso impróprio de materiais, você inclusive poderá VENDER esse material para os seus alunos! Ficou interessado? Clique no link a frente e confira preços e samples: laisguerra.com
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