Metas SMART 2021 O que são e como defini-las


 

Se ainda não o fez, trace suas metas para o ano corrente de forma inteligente. Aproveite o post!

O que são metas SMART?

Metas SMART é o nome de uma metodologia que estabelece critérios para a definição de objetivos, sejam eles de ordem pessoal ou profissional, individuais ou coletivos – no caso de empresas.

O conceito é um acrônimo, ou seja, formado a partir da letra inicial de cada um de seus atributos na língua inglesa, que são:

·         Specific = específico

·         Measurable = mensurável

·         Attainabçe = atingível

·         Relevant = relevante

·         Time based = temporal

“There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” – George Doran

 

S: Specific

O primeiro passo para utilizar as metas SMART como ferramenta é definir um objetivo que seja específico. Que o resultado que se deseja alcançar precisa ser bastante direto, nada de subjetivo.

É errado definir “aumentar o número de clientes” como meta, mas é correto estipular “aumentar 20% o número de clientes em dois meses”.

Da mesma forma, objetivos como “atrair mais clientes”, “elevar a satisfação do consumidor”, “reduzir gastos” ou “aumentar a produtividade” são muito genéricos.

Tenha em mente o seguinte: qual vai ser o marco a determinar que a meta foi alcançada?

Como definir uma meta específica

Como em todas as etapas da metodologia de metas SMART, a definição de um objetivo específico se vale de uma série de perguntas. Veja algumas questões que ajudam nessa definição:

·         O que se espera alcançar com essa meta?

·         Por que ela é importante?

·         Quem será responsável por ela?

·         Onde serão realizadas ações em prol da meta?

·         De que forma ela será alcançada?

 

M:Measurable

Definir uma meta mensurável significa ter a possibilidade de acompanhar o seu progresso e, ao final, identificar quando ela foi alcançada.

Porque de nada adianta você colocar em prática um plano de ação se não há como acompanhar se ele vem dando certo.

Basicamente, você precisa fazer apenas três perguntas para definir uma meta mensurável. São elas:

·         Que resultado é esperado com a meta?

·         Como esse resultado pode ser mensurado?

·         Em quanto tempo ele deve ser alcançado?

 

A: Attainable

Ao definir um objetivo atingível, você separa a fantasia da realidade. Ou seja, sua missão aqui é estabelecer algo viável, que possa ser alcançado.

Seus esforços devem compreender objetivos que estejam ao alcance da sua empresa.

Ampliar a quantidade de clientes/alunos em 10% pode parecer uma meta atingível – e de fato é para muitas empresas.

Mas, e para o seu negócio? Essa é a avalição que você precisa fazer com cautela

 

R: Relevant

Para explicar o que é uma meta relevante, vale voltar na definição da meta específica, mais exatamente nesta pergunta: por que ela é importante?

A relevância do objetivo traçado tem relação total com a motivação em alcançá-lo.

Então, na hora de definir uma meta relevante, considere as seguintes questões:

·         Como a empresa será impactada pela meta?

·         O momento é oportuno para ir em busca da meta?

·         Há prioridades que podem ser prejudicadas por essa meta?

 

T: Time based

Para cumprir com o último dos atributos das metas SMART, volte as atenções ao calendário e anote: uma meta sem prazo de realização oferece um atalho para a procrastinação.

Você tem o objetivo em mente, mas como não tem data para realizar, acaba adiando para amanhã – e esse amanhã nunc a chega, não é verdade?

O melhor a fazer é definir um cronograma com uma previsão de datas para cada uma das tarefas que prever no plano de ação.

A definição de uma meta temporal, basicamente, exige uma planilha que pode ser substituída por uma ferramenta online ou mesmo um aplicativo do tipo Trello ou Asana.

Exemplo:

Ampliar em 15% o número de clientes/alunos fixos até dezembro de 2021.

·         Específica: estabelece um percentual exato de crescimento desejado.

·         Mensurável: ao conhecer a atual carteira de clientes, é fácil mensurar a chegada de novos até o final do ano.

·         Atingível: exige um esforço que está ao alcance da empresa.

·         Relevante: representa mais receitas e também a estabilidade da empresa no mercado.

Temporal: estabeleceu uma data limite.

 

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