Você está cansado de não ser reconhecido onde trabalha? Se sim, leia esse texto. É com precaução que escrevo essas palavras, mas como uma forma de expressar que eu entendo e já passei por isso e te animar professor a continuar sua trajetória e te mostrar outros caminhos possíveis a ser construído nessa jornada, ainda que seja aos poucos.
Se você ama a sua empresa, se você está satisfeito com a sua vida de professor contratado, se você nunca pensou em sair da escola ou franquia que dá aula, pois está muito bem resolvido em sua carreira e profissão, então sugiro que não continue lendo esse texto, pois ele não foi feito para você.
É cruel! Você trabalha horas a fio, faz sacrifícios que ninguém vê para cumprir um horário enrijecido e ajudar os alunos e a bendita empresa só te cobra! Nos seus desafios diários pouca interação da parte dos seus líderes em ajudar e solucionar problemas, mas as cobranças de resultados e crescimento chegam a todo vapor. Eu já passei muito por isso nas grandes franquias, a desvalorização completa do profissional. Quantas vezes eu precisei de ajuda com algumas dificuldades no cotidiano com determinada turma específica, ou com determinado aluno e por fim quem saia por baixo era eu.
Nesse tipo de negócio quem manda é quem paga, se a estrutura montada em sua raiz não valoriza a figura do professor, pode ter certeza que na hora de um conflito com algum aluno a escola sempre se posiciona a favor do aluno e te prejudica de alguma forma. Mesmo que você como profissional demonstre o seu lado, ainda que você esteja certo, no final das contas a maioria das escolas não estão preocupadas em valorizar o profissional e confrontar o aluno e seus pais, mas sim com o faturamento mensal.
Se você pisa na bola por qualquer motivo, por mais justificável que ele seja, eles te dão um sermão de horas para terem certeza que não acontecerá novamente. É duro. Descrevi sua vida? Eu sei bem porque já vivi isso.
Mas quero colocar duas possibilidades em relação a todo esse sofrimento. A primeira opção é você passar por cima de todas essas situações e realmente vestir a camisa da empresa independente de qualquer coisa. Nesse caso eu tenho 4 dicas para que você continue e consiga a longo prazo ser valorizado em sua carreira e profissão. Caso esse seja o seu sentimento e sua vontade, vale a pena caminhar a segunda milha, vale a pena dar a outra face.
PRIMEIRO: TENHA UMA BOA CONVERSA COM A DIREÇÃO E COM TODOS QUE VOCÊ JÁ TEVE PROBLEMAS
Sim. Para que você continue e que os seus relacionamentos não sejam ainda mais desgastados você tem que procurar a restabelecer um bom relacionamentos com todos da empresa. Então procure a sua direção e se expresse, fale com eles sobre suas dores e suas frustrações e diga que quer se restabelecer para conseguir trabalhar saudavelmente. Pode parecer louco isso, mas para continuar você precisa se consertar e concertar as mágoas que teve com as outras pessoas.
SEGUNDO: SEJA SEMPRE DISPONÍVEL
Seja sempre o primeiro a levantar a mão para os anseios da sua coordenação. Fica atento sempre àquilo que vem por parte da coordenação e esteja sempre disponível.
TERCEIRO: CERQUE-SE DE PESSOAS POSITIVAS
Não se alimente dos desanimados.Em escolas tem sempre os grupinhos de professores insatisfeitos, que falam mau o tempo todo de tudo e todos, então fuja dessas pessoas, procure sempre os positivos, àqueles que vão levantar os seus dias, que vão te ajudar a sempre dar o melhor de si. Me lembro de uma experiência que tive uma vez na escola que trabalhava, que os professores mais animados e mais positivos eram sempre os que mais entregavam resultados, os outros sempre tinham algo a reclamar. Pessoas que reclamam demais, entregam de menos, então não ande com os desanimados.
QUARTO: ENTREGUE RESULTADOS ACIMA DO ESPERADO
Aqui na realidade é não se acomode professor. Procure sempre ser o melhor em tudo. Veja técnicas de ensino, tente coisas que vão agregar naquilo que você desenvolve dentro de sala de aula. Tenho um exemplo interessante aqui, era que quando eu trabalhava nas grandes franquias eu sempre era colocada com as turmas de adolescentes. Então eu tinha as turmas de pessoas mais velhos e praticamente 80 por cento das turmas de jovens e adolescentes eu que ficava a frente, pois eles se identificavam melhor comigo, praticamente 90 por cento dos jovens que tinham sua primeira aula comigo, ficavam e fechavam contrato com a escola. Então veja os pontos fracos e procure sempre ser o melhor para entregar os resultados mais expressivos possíveis.
Pra você que não vê outra possibilidade, segue as minhas dicas acima, se realmente deseja ficar e continuar a dar as suas aulas nessa empresa. Agora outra possibilidade que eu apresento, é tentar, mesmo que aos poucos ir migrando das aulas regulares para as aulas particulares. Talvez você já pensou nisso, mas nunca deu muita atenção para esse pensamento: Viver de aulas particulares. Empreender! Ser seu próprio chefe! Se você ja pensou nisso, se você já considerou isso como uma possibilidade e se realmente você não consegue encaixar nesse sistema, mesmo com as dicas acima, então acredito que você tenha sim que tentar aos poucos ir migrando para as aulas particulares.
Essa talvez foi uma das decisões mais difíceis que já fiz em minha vida: parar de dar aulas regulares e empreender com as aulas particulares. Foi muito doloroso na época, pois tinha acabado de me tornar mãe, meu filho era muito pequeno, eu não possuía uma estrutura para oferecer para os meus clientes, mas eu acreditei em mim, na minha qualidade e foi uma das decisões mais complicadas, porém acertadamente.
Não tenha medo, eu preparei tudo para você sair da zona de conforto com a maior segurança possível! Eu tenho um curso gratuito com 5 passos para se tornar um professor particular que está disponível para você aqui neste link: laisguerra.com/5passos. Se você realmente se identifica nesse lado da sua experiência, empreender, vale a pena dar uma olhada nesse conteúdo, você só terá que fazer um cadastro e no seu e-mail receberá o vídeo para visualizar e consumir esse conteúdo que preparei para te ajudar nesse momento de sua vida.
Esse é um texto para te animar! Acredito em você. Eu sei que você consegue porque eu consegui!
Te vejo no próximo post!
Um minuto! Você ainda não conhece o melhor material para dar aulas particulares ou pequenos grupos de inglês? Com ele você será capaz de fazer quantas impressões quiser, sem se preocupar com cópias indevidas ou uso impróprio de materiais, você inclusive poderá VENDER esse material para os seus alunos! Ficou interessado? Confira preços e samples: laisguerra.com/combo-ap
Onde me encontrar?
Site: laisguerra.com
Email: ap@laisguerra.com
WhatsApp: WhatsappLaisGuerra
Facebook: @laisguerra.ap
Instagram: @laisguerra.ap
Blog: laisguerra.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário