Contrato?? Precisa disso para dar aulas particulares?



Dar aulas particulares é de certa forma até "simples", coloco aspas, pois existem muitos produtores de conteúdo que consideram a tarefa de dar aulas particulares muito fácil, e eu acredito que não é tão fácil assim, considerando aqui que quando eu cito aulas particulares eu estou falando com pessoas que não querem, podem ser até que sim, mas não querem, ou não tratam as aulas particulares como qualquer coisa. Para darmos aulas particulares precisamos nos preparar de tantas maneiras, preparar conteúdo,  nos preparar para ministrar as aulas, acompanhar a progressão e desenvolvimento do aluno, propor dinamicas para que as aulas não fiquem na mesmice, temos que nos preocupar em atrair público, controlar fluxo de caixa, entre tantas outras coisas. Se você é como eu e trata o seu negócio de aulas particulares não como uma tarefa simples, mas o trata com muita responsabilidade, como se fosse uma empresa, de forma bem profissional, então, já deve saber que dar aulas particulares não é tão simples assim, não se trata somente de ir alí na casa do vizinho ministrar algum conteúdo teórico. Dito isto, eu posso entrar de fato no motivo desse texto. 

Para que toda essa seriedade, tanto da nossa parte, quanto da parte dos nossos alunos, seja efetiva, verdadeira e recíproca em relação ao nosso serviço, eu acredito, firmado ao longo da minha experiência, que um bom contrato, pensado, feito e voltado para a nossa modalidade de negócio, trará com certeza uma seriedade muito maior ao serviço que você professor estará ofertando ao seu aluno. 

Um bom contrato dá um ar de profissionalismo, além de assegurar os direitos de ambas as partes na hora do fechamento do negócio. O contrato tem natureza jurídica bilateral, consensual e onerosa. Ou seja, ambas as partes se firmam com um objetivo e com consenso mutuo extipulam algumas regras para caso haja a quebra nas clausulas contratuais. 

Oferecer um contrato é ótimo para qualquer prestação de serviço a longo prazo. Mas será que realmente eu preciso disso?

Claro que sim, é de suma importância, como ja disse anteriormente para que você leve de maneira profissional o seu negócio.  Se tudo que você combinar com seu aluno ficar no boca a boca, logo logo vai acabar em pizza, rs, brincadeira a parte, a realidade é que estamos tão acostumados a levar as aulas particulares de maneira tão amadora, que nos parece estranho propor um modelo de negócio que julgamos fechado. Alguns professores acreditam que o contrato vai espantar os clientes e alunos que ele esta tentando conquistar, quando na realidade o contrato vai fazer com que os clientes/alunos responsáveis e que realmente querem aprender inglês realmente considerem você uma pessoa séria e que leva o seu negócio com muito compromisso.

Imaginem comigo, logo seu aluno vai faltar e não vai querer pagar pela aula, o que você faz? Ou ele vai viajar e você vai ficar na mão por semanas, isso se ele voltar a ter aulas contigo, e o que você faz? E quando você tirar férias? Não vai receber? Enfim, são alguns problemas que eu enfrentei durante muito tempo como professora particular.

A partir do momento que eu mudei minha mentalidade e falei pra mim mesma que eu não iria continuar trabalhando de maneira amadora, uma das primeiras mudanças que fiz em relação ao meu serviço, foi em padronizar um contrato para todo aluno que quisesse fazer aulas particulares comigo. 

Isso mudou de fato tudo em meu negócio, até mesmo o tipo de público, digo que a partir desse momento eu comecei a atrair os responsáveis, os que realmente queria aulas e que realmente estavão dispostos a levar de maneira séria isto. Enfim, agora eu tinha um norteador, e quem era esse norteador? O contrato. Ele dizia tudo, objetivo, reposição de aulas, férias, pagamento antecipado, negociação, enfim, todas as problemáticas diárias que enfrentava como professora, coloquei alí para que ele guiasse eu e meu aluno ao longo do tempo. Todo aluno que agora queria comprar os meus serviços, a primeira coisa que ele ia se deparar, seria o contrato de prestação de serviço, explicava com muita segurança todas as claúsulas, dava uma cópia para que a pessoa levasse para a casa para pensar e assim que assinava eu reconhecia a assinatura no cartório da cidade.  Eu posso garantir para você que depois disso eu não tive mais problemas com pagamento, todos eles eram antecipados, não tive problemas com resposição de aulas, pois o aluno entendia, que mesmo eu sendo professora partiuclar, contratualmente eu funcionaria como uma franquia de idiomas. 

Outra coisa que o contrato me trouxe e que isso pode também trazer uma diferença em relação a sua vida e em como você lida com as aulas particulares é em relação a segurança para se manter financeiramente no mercado, quando não se tem um contrato o risco é muito alto. Então você precisa sim de um bom contrato de prestação de serviço para diminuir esses riscos. 

Ah, você quer modelo de contratos para aulas particulares? Então conheça nosso material AP além de você receber todos os livros necessários para trilhar o caminho de aprendizagem com seu aluno, você também receberá modelos de contratos, de certificados, de propostas comerciais e muito mais. Tudo que você precisa para ser um professor particular, clique no link a frente: laisguerraaulasparticulares.

Gostou desse post? foi útil? Então comente abaixo se você acha necessário firmar um contrato com seu cliente! Nos conte sua experiência e se esse post te ajudou. 

Onde me encontrar?
Email: ap@laisguerra.com
Facebook: @laisguerra.ap
Instagram: @laisguerra.ap

Comentários