5 características do professor extraordinário



Quais são as características que um professor tem que ter para ser o melhor? O que na prática o professor pode fazer para que ele seja "o professor" e não apenas mais um professor? Ser um excelente professor não é mais luxo de poucos, ou uma característica essencial em quem quer se destacar no mercado e ter muitos clientes/alunos.

Um excelente professor faz o que é esperado: chega no horário da aula, ensina o conteúdo do dia, responde as perguntas… enfim, faz o que devia ser feito. Mas um professor extraordinário vai além! Ele excede as expectativas em relação ao seu serviço. Mas como exceder? Como ser o professor?

Primeiro quero esclarecer que não é algo natural ou impulsivo. Acho essa afirmativa muito importante, pode ser que você pense que isso muito óbvio, mas tenho tido muitas experiências nas quais os óbvios em sala de aula, ou fora dela não é ao menos considerado pelos professores, por isso acho importante que isso fique bem retificado. Algumas pessoas têm em suas consciências que dar aulas é coisa para pessoas que tem um dom, isso é tão intrínseco em algumas, que elas chegam a dizer que não tem dom para ser professores e ainda assim, muitos deles estão dentro de sala de aula.

Enfim, dito isto, segundo, ser professor não é um lindo dom que Deus iluminou alguns privilegiados. É algo pensado e elaborado, são comportamentos premeditados e com um intuito claro, para um fim específico e muito recompensador.

E terceiro você precisa entender que existem técnicas que podemos abordar dentro de nossas salas de aulas. E que aplicando-as no nosso dia a dia de aulas particulares podemos extrair em nível altíssimo todo o resultado possível das nossas aulas. Então se anime meus queridos professores, pois logo abaixo vou compartilhar com vocês algumas informações que considero altamente significativas para a nossa dinâmica do dia a dia com os nossos alunos.

Aqui vai a lista de 5 comportamentos que excede a expectativa e te faz um professor extraordinário:

1- Procure ter uma empatia profunda pelo seu aluno e tenha muita paciência com suas dificuldades.

A empatia é algo que praticamente está fora de "produção" hoje em dia. Sim! A empatia é fruto de uma profunda reflexão do outro e não de si mesmo, então produza mais empatia em suas aulas. Como? Pensando menos em si e mais no outro. Eu sei que vivemos uma vida tão corrida, com tantas pressões, com tantos sonhos não realizados, fracassos colecionados que mal paramos para respirar e refletir. Se você colocar o seu aluno em primeiro lugar, entender as necessidades dele, ter afinidade, ainda que ele possua muitas dificuldades de aprendizado, você estará plantando uma semente de amor e gratidão na vida do seu aluno que jamais se apagará. E sempre tenha em mente que esse aluno é o seu maior marqueteiro.

2- Elogie toda vez que ele acertar:

Mais uma vez a história do óbvio, parece óbvio, mas não é. Eu mesma já dei tanta aula e sendo réu confessa, da segunda aula em diante no dia eu já estava exausta, não elogiava mais ninguém, queria ver a hora de tudo terminar e eu ir para a casa. Quando descobri que esses passos que compartilho com vocês eram os facilitadores das minhas aulas e consequentemente do meu dia a dia, passei a aplicá-los e ter muitos resultados positivos, de amizade e confiança com os meus alunos, de fluidez nas aulas, enfim, só sucesso.

3- Procure seu aluno fora do horário de aula e pergunte como está a família:

Esse ponto é fantástico! É FAN TÁS TI CO! Sim. Aqui é a empatia na prática, sem contar que na maioria das vezes você abre uma janela de possibilidades para realmente atar o relacionamento seu com os seus alunos.

4- Saiba os gostos do seu aluno e saia para comer com ele de vez em quando:

Esse ponto é muito importante. Veja que é uma progressão de intimidade. Primeiro você passa a olhar para o outro, depois você começa o considerar e apoiar positivamente no aprendizado dele, ainda que este tenha muitas dificuldades, depois você desce mais um pouco e abre uma janela de relacionamento e agora você já está amigo dessa pessoa que tem tido aula com você. Aqui eu quero compartilhar uma experiência muito gostosa que eu tive muito especial com um casal de alunos que eu dava aulas. Esses alunos tinham aulas todos os dias comigo, então imaginem só, eu com meu bebê com menos de um ano, meu marido me ajudava, pois ele ficava com o nosso filho para que eu pudesse dar aulas, todos os dias ele chegavam queriam pegar meu filho, conversavam um pouco com meu esposo, enfim, nossa amizade foi crescendo ao ponto de virarmos amigos e eles comerem pizza conosco, jogarmos truco de casal contra casal, irmos comer comida japonesa juntos, em suma, ótimas histórias e lembranças.

5- Se importe de verdade com seu aluno e fale com ele sobre trivialidades fora do horário de aula:

Terminando essa série. Realmente se importe com seu aluno, não pelo dinheiro das aulas, não pelo fato de conseguir mais alunos através dele, mas se importar com ele de verdade. E uma forma muito interessante de se importar com seu aluno é conversar com ele sobre trivialidades. Lembro-me, nessa época trabalhava ainda em uma grande franquia e eu era a professora dos adolescentes, pois todos eles gostavam de mim e se identificavam comigo. Agora porque eles se identificavam comigo? Porque eu realmente importava com eles. Quantas vezes, não uma outra, mas muitas, muitas vezes mesmo, eu ficava depois do fim das aulas para jogar conversa fora com os adolescentes que eram alunos daquela franquia. E isso me fez ser uma das principais professoras daquela escola, com o maior número de turmas, trabalhando a menos tempo naquele local que qualquer outro funcionário.

E aí? Gostou dessas dicas? Dá pra começar hoje a fazer isso?
Comente abaixo qual das 5 dicas faz mais sentido pra você!

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