Será que realmente vale a pena empreender e ser professor particular?



Quando se trata de mudar de vida, fazer as coisas diferentes, empreender; uma pergunta fica insistente: vale a pena todo esse esforço e todo esse investimento?

Sim. Vale a pena, valeu a pena pra mim e acredito que cada pessoa tem que fazer essa decisão que considero pessoal e intransferível, então no fim das contas quem vai poder dizer se valeu a pena ou não é você que esta empreendendo. 

Quero ressaltar com você aqui neste post alguns desafios que como professor particular vai enfrentar ao tentar empreender por essas veredas e o que você ganha com todo o esforço que vai aplicar empreendendo e no final você decide se isso vai valer a pena pra você. O intuito claro é sempre incentivar o empreendedorismo, quanto maior número de professores particulares, melhor para mim e meus textos. Mas pra mim uma boa dose de incentivo é ser o mais realista possível, lembrando que eu não sou dona da verdade e que tudo que eu compartilhar são de situações que eu acredito serem principais, se você tiver alguma para acrescentar, ou se há desafios que no seu ponto de vista eu não compartilhar aqui por favor me incentive a continuar produzindo conteúdos como este curtindo, compartilhando com os amigos e comentando o seu ponto de vista abaixo. 

Ser professor particular demanda muito esforço e quero compartilhar com vocês alguns desafios que você terá para se tornar um professor particular:

1- Você terá que aprender a trabalhar sob pressão.  Como já compartilhei com vocês, é possível um professor particular ganhar muito bem com as suas aulas, porém há um longo caminho para que isso aconteça e até que você tenha uma boa entrada para conseguir construir fluxo de caixa e patrimônio, a real é que você trabalhará com muitas variáveis e isso o levará trabalhar sob pressão. Nas aulas particulares você não tem uma projeção salarial, para conseguir formar uma base salarial interessante você terá que conseguir seus alunos inicialmente e aos poucos ir crescendo e avançando dia após dia, até ter uma tranquilidade de trabalho, mas até lá, você vai trabalhar com intensa pressão. 

2- Você terá que fazer tudo inicialmente. Quem vai angariar clientes será você, quem terá que pensar em estratégias para manter esses clientes será você, você que vai ter que lidar com todas as variantes do seu negócio: marketing, gerenciamento, estratégias, metas, vendas, aulas, alunos, tudo isso você terá que fazer para conseguir dar aulas particulares.

3- Você vai ver que nem sempre a sua família vai acreditar em você. Nem sempre seus familiares o apoiarão da forma que você espera e necessita. Tem uma coisa que eu aprendi com meu esposo, aquilo que estamos fazendo e construindo, parte dos sonhos que tivemos e da visão de negócio que tivemos e quase sempre, não sempre, as pessoas não vão conseguir enxergar da mesma forma que você enxerga o negócio que esta construindo, então não espere da sua família, ou das pessoas o apoio que você acha que eles tem que te dar, pois a visão do negócio é sua e não deles, parte pra cima e mesmo diante das dificuldades e dos desânimos, seja perseverante, pois o sucesso te aguarda. Claro se tiver o apoio incondicional dos seus familiares, será uma boa dose de motivação e ânimo para seguir em frente. 

Eu sei que há muitas outras coisas para compartilhar a respeito dos desafios que você terá para conseguir empreender como professor particular, porém hoje vamos ficar com esses três que considero os principais. 

É verdade que talvez trabalhando como empregado você não vai passar por tudo isso, mas o retorno financeiro é igualmente recompensador? A minha pergunta agora, fazendo um contraponto com a nossa pergunta inicial: Será que vale a pena ser professor empregado? Assim como ser professor particular tem seus desafios, o ser professor em alguma franquia também tem seus desafios. Então será que vale a pena doar todo o conhecimento que eu tenho pelo salário que a franquia tem a me oferecer no final do mês?

Uma coisa eu posso afirmar que como professor particular você ganha melhor, e isso eu provo no meu post sobre: "Como ganhar o mesmo tanto que um médico dando aulas particulares", é polêmico, mas vale a pena a leitura. 

Ambos os lados tem seus desafios e compensações. Porém como professor particular você tem algumas possibilidades que como professor empregado você não tem. Primeiro você escolhe o seu público, as pessoas com quem vai trabalhar, os alunos com quem vai dar aula. Quem forma o seu público é você, eu já falei isso, não tem como trabalhar essa questão exaustivamente aqui, mas o público alvo quem decide é você. Outra coisa, você tem autonomia para trabalhar onde e como quiser, seja no conforto de sua casa, ou na casa do cliente, ou em empresas, enfim, você não tem um lugar físico que te limita, outro ponto interessante é que você pode fazer seus horários. E como se não bastasse você ainda não tem chefe. Porque convenhamos, é muito ruim ser mandado o tempo todo e como professor particular você terá autonomia total sobre o seu negócio. 

Então, espero ter conseguido mostrar os pontos e contrapontos sobre ser professor particular. E você qual a sua opinião, qual o maior desafio que você considera, concorda comigo ou não, acha que tem outras coisas importantes que precisam ser destacadas? Comente abaixo, eu quero ler o que você tem a dizer. 

Aproveitando que você fez essa leitura até aqui! Quero indicar para você o melhor material para dar aulas particulares ou pequenos grupos de inglês! Com ele você será capaz de fazer quantas impressões quiser, sem se preocupar com cópias indevidas ou uso impróprio de materiais, você inclusive poderá VENDER esse material para os seus alunos! Ficou interessado? Confira preços e samples: Clique aqui e conheça o material

Te aguardo no próximo post? Beleza! Até lá então.

Onde me encontrar?
Email: ap@laisguerra.com
WhatsApp: WhatsappAP
Facebook: @laisguerra.ap
Instagram: @laisguerra.ap

Comentários