Quem nunca se sentiu desmotivado com alguma coisa? Quem nunca se sentiu motivado em fazer alguma coisa? Você alguma vez em sua vida já sentiu tão motivado em fazer algo que parece que nem sentiu as horas passarem? Eu já! Me lembro quando comecei o relacionamento com o meu esposo, foi a única pessoa que me relacionei a vida toda, nunca namorei, nunca tinha beijado na boca e sabia que ele era o meu prometido, rsrsrs, então passávamos horas e horas conversando e não notávamos, pois estávamos apaixonados. Que bom é o amor. Enfim. Agora quantas vezes fiz coisas sem um pingo de motivação, sem querer fazer, é horrível, parece que me cansava bem mais, parece que uma hora do dia eram dez horas, fazendo e executando aquela tarefa insuportável. Você já se sentiu assim?
A palavra motivação é a junção de duas palavras que geram movimento, MOTIVO+AÇÃO. Podemos então afirmar que agimos quando possuímos um motivo razoável para tal feito. Agora se a palavra motivação é o motivo pelo qual eu faço alguma coisa, então nós como professores particulares temos que ficar de olho em gerar no coração e nas mentes dos alunos o motivo correto para que eles tenham ações motivadoras em relação às aulas particulares.
Uma pessoa motivada faz proezas, mas em contrapartida, estar desmotivado é querer navegar estando preso pela âncora. Todos nós precisamos daquele gás a mais no nosso dia a dia para realizarmos as tarefas repetitivas que já nos foram agradáveis.
É como um casamento, a paixão nos leva a fazer loucuras a dois, mas os anos vão passando e se não for alimentado, o fogo se apaga pelo outro.
Estou inspirada hoje, como podem ver! (rs)
Mas vamos ao exercício, o que fazer semanalmente para manter a motivação do aluno pelas aulas nas alturas?
Crie desafios! Sim! Somos extremamente competitivos! Nos comparamos e competimos um com o outro o tempo todo! Nada melhor que uma dose de competitividade para aguçar o desejo do seu aluno de prosseguir. É importante você variar os desafios e criar premiações, dessa forma manterá a motivação acesa do seu aluno. Agora é importante também dizer que para que os desafios não fiquem monótonos é necessário que você pense bem estrategicamente antes de executar cada um deles, eu sugeriria fazer uma agenda de desafios que fossem crescendo e ficando mais difícil ao longo do tempo. O ponto positivo nisso tudo é que todo esse trabalho será feito basicamente uma só vez, pois depois de pré-estabelecido os desafios, você pode facilmente replicar isso para os seus outros alunos.
Depois de tudo isso eu não poderia deixar de dar alguns exemplos para abrir os seus horizontes e ajudá-lo nesse processo de manter as suas aulas o mais motivadas possível.
Exemplos de desafios:
1- Mandar um áudio falando o “vocabulário tal” ensinado em aula.
2- Ensinar para alguém a “gramática tal” ensinado em aula.
3- Fazer um post em inglês no Facebook usando o “vocabulário da semana”. Esse exercício pode ser solicitado várias vezes, é até uma forma de você acompanhar a progressão do seu aluno.
4- Colar no espelho do banheiro um papel com o “vocabulário da aula”, tirar uma foto e te enviar no whatsapp.
5- Carregar um papelzinho no bolso com aquele vocabulário que você sempre esquece.
6- Fazer um diário contando seu dia em inglês e compartilhar com você.
No mais meu querido professor use a sua criatividade e abuse daquilo que você entende que vai trazer mais fluidez para a sua aula e para o aprendizado do seu aluno. Premie os desafios concluídos com doces, brindes (inclusive você pode fazer brindes personalizados com a sua marca com um custo bem bacana aí pela internet, depois pesquise!) Faça isso e sempre lembre que você é a maior ponte que existe entre seu aluno e o conhecimento que ele deseja alcançar.
E aí? Gostou desse post? Você teve alguma ideia de desafio enquanto lia aqui? Deixa embaixo nos comentários! Nos vemos em breve!
Aproveitando que você fez essa leitura até aqui! Quero indicar para você o melhor material para dar aulas particulares ou pequenos grupos de inglês! Com ele você será capaz de fazer quantas impressões quiser, sem se preocupar com cópias indevidas ou uso impróprio de materiais, você inclusive poderá VENDER esse material para os seus alunos! Ficou interessado? Confira preços e samples: Clique aqui e conheça o material
Onde me encontrar?
Site: laisguerra.com
Email: ap@laisguerra.com
WhatsApp: WhatsappAP
Facebook: @laisguerra.ap
Instagram: @laisguerra.ap
Blog: laisguerra.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário